Três tipos de adoçantes naturais

Uma forma de proporcionar aquele gostinho doce sem utilizar o açúcar, é através dos adoçantes.

Os adoçantes causam a elevação dos níveis de glicose no sangue e carregam uma quantidade mais baixa de calorias do que o açúcar.

adoçantes naturais
Foto reprodução: mundo boa forma

Com o aumento da produção e lançamento de produtos saudáveis, o consumidor encontra nos mercados diversos tipos de adoçantes, seja ele industrializado ou natural.

Tem diversas opções no mercado e isso pode ser confuso na hora de decidir qual é o adequado para a sua saúde. Por isso escolhemos alguns adoçantes naturais e explicamos seus benefícios:

  • Xilitol

É considerado um álcool de açúcar. Seus grãos são semelhantes ao açúcar tradicional, porém possui baixas calorias e não aumenta o nível de glicose no sangue.

Mas vale lembrar que é importante ter atenção na quantidade consumida, pois o mesmo pode ter efeito laxativo.

  • Eritritol

É também considerado um açúcar do álcool, criado pela fermentação da glicose em amido de milho. Sua capacidade de adoçar é equivalente a 70% da doçura do açúcar.

  • Stevia

É extraída das olhas de uma planta chamada Stevia rebaudiana. É um dos adoçantes mais populares e acessíveis.

Existem alguns estudos científicos que apontam que a stevia pode auxiliar na redução do colesterol ruim (LDL) e na melhora de sensibilidade à insulina.

Foto reprodução: cuida bem oficial

É muito importante verificar a composição dos alimentos industrializados que são classificados como diet ou light.

Atente-se no tipo de adoçante utilizado e consuma sempre com moderação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aqui você encontra dicas, receitas e informações essenciais para adotar uma alimentação saudável e ter uma rotina mais equilibrada e feliz!