Probióticos e prebióticos: você sabe a diferença?

É comum que dúvidas em relação aos probióticos e prebióticos aparecem constantemente e, principalmente, qual é a função de cada um para a nossa saúde.

Veja agora a diferença de cada um e alguns alimentos que podem auxiliar na perda de peso.

Os probióticos são microrganismos vivos que possuem o efeito de fortalecer o nosso sistema imunológico e regular a flora intestinal através do seu consumo.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, eles são benéficos para a nossa saúde de muitas maneiras, como no tratamento contra diarreia infantil, colite ulcerosa, eczemas inflamação no intestino. Elas também são conhecidas por contribuir com o sistema imunológico.

Sendo assim, apresentamos para vocês cinco alimentos probióticos para você consumir no seu dia-a-dia:

  • Iogurte

A bebida é benéfica ao corpo devido à presença de cálcio e ajuda a fortalecer os ossos e proteger o sistema nervoso.  Por conta das vitaminas do complexo B, o iogurte contribui com a produção de energia no organismo e é proteico!

  • Kobumchá

É a forma fermentada do chá. Essa bebida é usada para aumentar a energia, melhorar a sensação de bem-estar e à perda de peso!

  • Picles

Este alimento, quando não industrializado, é uma grande fonte de probióticos. Ele é excelente para quem procura por perda de peso.

Contribui com o sistema digestivo, é rico em vitamina C, ajuda na absorção de ferro e auxilia no combate as infecções urinárias.

  • Tempeh

Para os vegetarianos, tempeh serve como um substituto para a carne. É feito à base de soja e uma excelente fonte de vitamina B12, que é importante para a formação das células vermelhas no sangue e importante para o sistema nervoso central.

  • Kefir

É o alimento mais conhecido no meio de probióticos. Semelhante ao iogurte, o kefir é um leite fermentado que contém lactobacilos e é rico em antioxidantes.

diferença entre probiótico e prebióticoCom uma explicação mais detalhada sobre alguns alimentos, ficou mais fácil de perceber o que são os probióticos. E os prebióticos, para que servem?

Os prebióticos são carboidratos que servem como substrato para fortalecer os probióticos. O sistema digestivo não consegue quebrar as fibras dos alimentos de origem vegetal.

Esses compostos fermentam no intestino e estimulam o crescimento de bactérias probióticas.  Exemplo: pectina e frutooligossacarídeos que são encontrados em substância manipuladas.

Dessa forma, uma dieta prebiótica contribui para a manutenção dos probióticos, permitindo que eles povoem em nosso intestino e desempenhem suas funções. Com isso, apresentamos alguns alimentos prebióticos para você consumir em sua rotina:

  • Dente-de-leão

Geralmente é consumido em forma de chá feito a partir de suas raízes, mas o dente-de-leão tem em suas folhas uma boa fonte de inulina. Elas podem ser consumidas cruas, em forma de salada e ajudam a melhorar o sistema imunológico.

O alho tem 11% de suas fibras compostas pela inulina e 6% compostas por fruto-oligossacarídeos, outra substância prebiótica. Essa planta promove o crescimento das bifidobactérias e dificulta a reprodução de micro-organismos maléficos.

  • Alho poró

Da mesma família que o alho e a cebola, o alho-poró tem 16$% de fibras do tipo inulina, o que ajuda a manter a saúde da nossa microflora intestinal e facilita a quebra da gordura.  Esse vegetal também é uma boa fonte de vitamina K.

  • Aveia

Os flocos de aveia são ricos em fibra beta-glucana, que favorecem as bactérias benéficas do nosso intestino, melhoram o controle da glicose no sangue e reduzem o risco de vários tipos de câncer. A aveia também fornece uma sensação de saciedade.

  • Cacau

O cacau é uma excelente fonte de flavonoides. Essas substâncias são benéficas para o intestino e ajudam a diminuir as taxas de colesterol ruim e ainda fornecem a saúde para o coração.

Agora que você já sabe a diferença entre estes dois termos, o que acha de acrescentar alguns alimentos na sua dieta?

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Aqui você encontra dicas, receitas e informações essenciais para adotar uma alimentação saudável e ter uma rotina mais equilibrada e feliz!