Nos últimos anos, observou-se na população mundial um crescente aumento dos portadores da doença celíaca, ou seja, aqueles que não podem consumir produtos como pães e bolos já que possuem a farinha de trigo em sua composição, aumentando por consequência a procura por produtos isentos de glúten.
Por este motivo, os produtos à base de mandioca como a tapioca passaram a ser boas alternativas para a elaboração de alimentos tanto para celíacos como para o restante da população que busca por uma alimentação mais saudável.
A tapioca, portanto, é atualmente uma das maneiras mais práticas e saudáveis de variar o cardápio, sem deixar de lado a gastronomia brasileira, podendo fazer parte de inúmeras preparações no dia a dia. Apesar do seu sabor nem tão acentuado, a tapioca agrada à população por ser versátil e muito fácil de fazer.
A grande vantagem da tapioca também está no fato de que é um alimento de baixo risco alergênico já que possui uma composição nutricional simples, sem adição de ingredientes como a farinha de trigo, sódio ou gorduras poli-insaturadas, aquelas gorduras consideradas maléficas à saúde dos indivíduos.
Além disso a tapioca é uma excelente fonte de carboidrato, é baixa em calorias e gorduras, se comparado ao pão, e por isso pode ser uma ótima opção para o seu café da manhã ou café da tarde, fornecendo energia e disposição de forma prazerosa e saborosa.
Mas é preciso entender que nenhum alimento é melhor do que o outro, o que importa são os seus desejos, vontades no dia a dia, além de possíveis aversões e intolerâncias a determinados alimentos ou ingredientes.
E para alcançar melhores benefícios à saúde ao fazer a sua tapioca, procure sempre complementar com fontes de proteína da dieta como frango, carnes ou queijos!